o mundo em três dimensões

Feira de tecnologia no Japão apresenta a nova TV 3D

09-10-2010 21:37

No Japão, uma feira de tecnologia expõe o resultado do esforço dos fabricantes pra tornar ainda mais real a imagem da televisão.

Na tela, o mundo como ele é: em três dimensões. Mas, até agora, para poder enxergá-lo, era preciso usar aqueles óculos especiais, ou tudo que se via era uma imagem borrada.

Para o ver a imagem em três dimensões do futuro, uma fila de duas horas de espera. É a nova TV 3D, que aboliu os óculos.

Na TV convencional, os feixes de luz que formam a imagem em duas dimensões passam diretamente da tela para os nossos olhos. Na nova TV 3D, minúsculos emissores de luz atrás da tela emitem os feixes em várias direções, criando nove imagens iguais, que o cérebro naturalmente junta numa só. Esse processo dá ao telespectador impressão de que está vendo apenas uma imagem em três dimensões.

A tecnologia transforma o que antes era mágica em realidade. Cria, por exemplo, a bola de cristal que mostra mesmo imagens e também permite truques como passar a mão no fogo sem se queimar: o carvão é real, mas o fogo é virtual. Uma imagem projetada no mundo real. Olhando de outro ângulo dá para ver que não há fogo nenhum.

E não é a única mágica: no futuro, fios e tomadas vão desaparecer. Quando um telefone descarrega, é só encostar o aparelho numa placa. A energia é transmitida para a bateria de forma eletromagnética.

Os carros elétricos também poderão ser abastecidos assim. Bastará parar no estacionamento e imediatamente as baterias começarão a ser recarregadas. 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.